quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

FALA E ESCRITA: PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL MACIEL, Débora Amorim Gomes da Costa – UPE

O texto aborda a pedagogia utilizada para a estruturação da fala e da escrita na escola, a preocupação com o fato de que o livro didático seja o único material usado para o trabalho em sala de aula e a organização dos métodos.

"A linguagem pode ser concebida sob três perspectivas, a estruturalista - que 
compreende a linguagem como expressão do pensamento; a  transformacionalista – 
que compreende a linguagem como instrumento de comunicação; e a enunciativa – que 
concebe a linguagem como processo de interação. A terceira perspectiva representativa 
da proposta da concepção sócio-interacionista, responde as demandas exigidas por tal 
concepção, visto que trata a fala e a escrita sob a óptica do contínuo dos gêneros 
textuais (MACUSCHI, 2002)."

No primeiro caso, podemos falar que a linguagem é uma forma de externalizar o pensamento, a ideia , no segundo caso a transmissão de ideias e no terceiro a troca de ideias. Através da socialização da linguagem, nós podemos trabalhar a oralidade preparando para a escrita, ou trabalharmos paralelamente as duas.
A partir de que o aluno vai desenvolvendo sua linguagem, é importante começar a esclarecer algumas diferenças entre a linguagem formal e a informal, em que aspectos elas podem ser usadas, podendo assim fazer um trabalho de contextualização, que pode levar a estudos sobre a sociedade ou sobre grupos sociais.
Na língua falada,  temos entonação e expressão corporal como aliados na comunicação, já para a escrita é necessário que haja uma organização mental, cuidado com a gramática e algum conhecimento sobre o que está escrevendo para se fazer ser entendido. O professor é o sujeito que é o agente mediador desse conhecimento prévio que levará o aluno ao conhecimento formal.



Como experiência e contribuição pessoal posso falar sobre uma professora de letramento de um projeto chamado Escola Aberta que eu já fui voluntária. Ela levava atividades lúdicas e jogos competitivos ou cooperativos para os alunos. As atividades dela sempre visavam a leitura e a escrita como prática e construção social.

Link para o texto: http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT10-4398--Int.pdf

Um comentário: