segunda-feira, 11 de março de 2013

Análise do Livro Didático


Livro: Porta aberta
Ano: 2º

No livro analisado, é notável a relação entre os aspectos culturais da língua e o enquadramento nos eixos temáticos, visto que utiliza práticas de linguagem oral e escrita através de textos do cotidiano, tais como: receitas, listas de compras, entrevistas, manual de instruções e outros gêneros textuais. Aborda também alguns tipos textuais, como narração, argumentação e descrição. De acordo com Travaglia (Gênero textual e Tipologia textual)- a escola e o seu material didático têm seu papel definido, quando:

"É um lugar comum no debate acerca do ensino de língua o fato de a adoção das concepções de linguagem ser um ponto central na estruturação da prática pedagógica, tendo em vista que o próprio ensino da língua vem sendo repensado de modo a adequar-se às mudanças teóricas, sobretudo no que se refere a adoção da perspectiva sócio-interacionista da língua."
Nesta perspectiva, pode-se perceber durante a análise do livro didático, que as variações na linguagem oral e escrita estão presentes no livro, confirmando o que diz a autora Maciel “a compreensão equivocada de que a língua escrita é uma réplica exata da língua oral não se sustenta”. No entanto, há que ressaltar que a dicotomia existente entre oralidade e escrita exposta em um quadrinho, não é uma atividade proposta para diferenciação da relação linguagem escrita linguagem oral. Nesse sentido, a atividade apresenta lacunas no sentido de estabelecer uma prática significativa, dificultando o processo de reflexão por parte dos alunos e encarregando ao professor o aprofundamento da questão.
O livro propõe a organização e a orientação do trabalho pedagógico, sugerindo pesquisas na comunidade em que o aluno vive, como músicas e cantigas. Assim o professor pode conhecer a realidade de seus alunos e aprofundar-se no contexto social e cultural onde a escola está inserida, retomando o estudo do texto de Monteiro, em Letramento e Alfabetização, “as crianças, como atores sociais de pleno direito, participam efetivamente do contexto social no qual estão inseridas e interagem com os signos e símbolos construídos socialmente, assim como constroem novos signos e símbolos a partir dessa interação.”

            Conforme o PCN explicita em seus objetivos para o aprendizado da língua portuguesa nas séries iniciais do ensino fundamental, esta etapa é fundamental para que o aluno saiba fazer a adequação destas linguagens em diferentes situações comunicativas. Através de gêneros textuais que usam de linguagem visual, o livro insere a criança no mundo da leitura, estimulando a interpretação através de imagens, quadrinhos e tiras de humor.
Os gêneros textuais também podem exercer uma função social, de acordo com Travaglia. Através do convite que as crianças elaboram na unidade 3 deste livro, é exercida a função de dar conhecimento de algo a alguém - interação social.
Ao utilizar aspectos culturais em textos, tais como folclore e fábulas, o livro "realiza a cultura como memória viva, reativação incessante e sempre ameaçada, fio precário e promessa necessária da continuidade humana” (Forquin, 1993, p.14). Como aponta Corsino, cultura representa um conjunto de práticas significantes, que são produzidas e compartilhadas em grupo.
Há o estímulo voltado para a produção textual, explorando a diversidade textual, apresentando ao aluno a construção de textos informais, propondo em suas atividades a elaboração de convites, bilhetes, mensagens, etc. Os PCN´s apontam que esta produção auxilia no processo de identificação de gêneros textuais, atendendo à intenção comunicativa.
Mas, para que um livro que têm aspectos linguísticos apoiados principalmente no ambiente cultural, de transmissão da oralidade  e escrita seja desenvolvido plenamente, precisamos que haja uma compreensão dessa nova forma de estudar a língua materna e um comprometimento do corpo docente e da comunidade escolar. Para tanto os profissionais precisam estar abertos para uma análise cotidiana de suas práticas e que essas sejam autônomas o suficiente de forma que sua qualidade não seja comprometida.

Sequência didática
Cantigas e poesias”

Objetivo geral:
Despertar o interesse pela leitura e produção de textos, utilizando aspectos culturais, folclóricos e poéticos.

Objetivos específicos:
- Reconhecer a estrutura narrativa de um poema;
- Desenvolver habilidades de produção textual;
- Desenvolver a consciência fonológica;
- Estimular a transmissão de elementos culturais;
- Instigar o interesse pela leitura.

Justificativa:
A escolha por cantigas e poemas se deu pelo intuito de despertar o interesse dos educandos por apresentar características culturais e históricas.

Conteúdos:
- Valorização da leitura como fonte de entretenimento.
- Apresentação de variedade de gêneros literários.
Ano: 2° ano do ensino fundamental

Tempo Estimado: 1 mês

Material necessário:
- Textos poéticos (cantigas, poemas e canções);
- Cartolina colorida;
- Folha de oficio;
- Lápis;
- Borracha;
- Lápis de cor;
- Canetinha;
- Cola;

Desenvolvimento
·         1ª Etapa:
Nesta etapa a professora irá apresentar o gênero poema aos alunos, que passarão a conhecer suas características de escrita e oralidade.  A professora lerá para os alunos um poema, ou dependendo da turma, proporá uma leitura coletiva, fazendo uma interpretação oral do mesmo. Este material deverá ser obtido na biblioteca e ser estimulado o manusear pelas crianças, para que assim desperte a sua curiosidade. Neste momento os alunos tirarão suas dúvidas sobre a escrita ou significado de alguma palavra desconhecida. Como atividade haverá a confecção de um cartaz coletivo que ilustrará o poema escolhido para atividade. Utilizando como apoio a cooperação e inserção da comunidade escolar, os alunos terão que conversar com familiares e amigos sobre cantigas de roda e cantarão as mesmas na próxima aula.   A sugestão do poema para ilustração é:

Aquarela

Toquinho


Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo...
Corro o lápis em torno
Da mão e me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos
Tenho um guarda-chuva...
Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho
Azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota
A voar no céu...
Vai voando
Contornando a imensa
Curva Norte e Sul
Vou com ela
Viajando Havaí
Pequim ou Istambul
Pinto um barco a vela
Brando navegando
É tanto céu e mar
Num beijo azul...
Entre as nuvens
Vem surgindo um lindo
Avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar...
Basta imaginar e ele está
Partindo, sereno e lindo
Se a gente quiser
Ele vai pousar...
Numa folha qualquer
Eu desenho um navio
De partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida...
De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo...
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está...
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar...
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá...
Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
(Que descolorirá!)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo
(Que descolorirá!)
Giro um simples compasso
Num círculo eu faço
O mundo
(Que descolorirá!)


·         2ª Etapa:
Verificar junto aos alunos as canções que eles pesquisaram na comunidade, analisar qual o contexto das mesmas nos seus aspectos regionalistas e culturais. Após cantarem as cantigas a professora deverá fazer uma votação para que a turma eleja sua preferida e propor que eles ensaiem a mesma para apresentarem no evento que será realizado na culminância do projeto. Com relação à poesia relembrar os conhecimentos anteriores do tema e como atividade propor a construção coletiva de um poema. Sugerir algum tema atual ou que tenha relevância para a turma.
Alguns exemplos de cantigas de roda:

Capelinha de melão
Capelinha de melão
É de São João
É de cravo, é de rosa,
É de manjericão
São João está dormindo
Não acorda, não
Acordai, acordai,
Acordai, João! 
Caranguejo 
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é
Caranguejo não é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma,
Pé, pé, pé
Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!
Atirei o pau no gato
Atirei o pau no gato, tô
mas o gato, tô tô
não morreu, reu, reu
dona Chica, cá cá
admirou-se, se se
do berrô, do berrô, que o gato deu, Miau! 
Ciranda cirandinha
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou
Por isso, D. Fulano entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora
A ciranda tem tres filhas
Todas tres por batizar
A mais velha delas todas
Ciranda se vai chamar
Escravos de Jó
Escravos de Jó
Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
Peixe vivo
Como pode o peixo vivo
Viver fora da água fria
Como pode o peixe vivo
Viver fora da água fria
Como poderei viver
Como poderei viver
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Os pastores desta aldeia
Ja me fazem zombaria
Os pastores desta aldeia
Ja me fazem zombaria
Por me verem assim chorando
Por me verem assim chorando
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
Sem a tua, sem a tua
Sem a tua companhia
A canoa virou
A Canoa virou
Pois deixaram ela virar
Foi por causa da (nome da pessoa)
Que não soube remar
Se eu fosse um peixinho
E soubesse nadar
Eu tirava a (nome da pessoa)
Do fundo do mar
Siri pra cá
Siri pra lá
(Nome da Pessoa) é bela
E quer casar


·         3ª Etapa:
Nesta fase começam os preparativos para a culminância do projeto, a turma conhecerá o gênero bilhete, que será usado para convidar todas as turmas da escola para a apresentação dos alunos. Serão discutidas todas as informações que deverão conter neste bilhete e de que forma elas precisam estar dispostas para serem compreendidas.  A turma coletivamente criará e confeccionará esse bilhete e se encarregará de distribuí-lo para a escola. Haverá a distribuição de tarefas, para o dia da apresentação. Se houver condições parte das crianças poderá ir a biblioteca escolher uma poesia para declamar, inclusive a coletiva criada em sala. Enquanto outras ensaiarão a cantiga.
·         4ª Etapa:
O dia da culminância do projeto. As crianças irão falar sobre a relevância das cantigas de roda e sua importância cultural. Haverá apresentação das mesmas. Quanto a apresentação dos poemas alguns alunos lerão os que mais interessaram a turma, depois se quiserem farão sua interpretação.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados de acordo com seu envolvimento com o projeto e seu avanço na leitura, em sala de aula ou no ensaio para a apresentação das poesias, escrita e apropriação de novas palavras que foram conhecidas através das atividades apresentadas. Também no reconhecimento e produção de outros gêneros textuais como cantigas, poemas e bilhetes. O professor também deverá avaliar a contribuição que o projeto teve para o desenvolvimento da turma, destacando os pontos positivos e negativos, para que se faça uma posterior auto-avali-ação com a turma. 


 Bibliografia:
Bragança, Angiolina ; Carpaneda, Isabella. Porta Aberta.1 ed. São Paulo: FTD. 2011
MONTEIRO, Sara Mourão. BAPTISTA, Mônica Correia. Alfabetização e letramento. Salto para o futuro, Anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: MEC, ano XIX, pp. 10-28, setembro/2009. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/172224AnosiniciaisEF.pdf
CORSINO, A abordagem das diferentes áreas do conhecimento nos primeiros anos do ensino fundamental. Salto para o futuro, Anos iniciais do ensino fundamental. Brasília: MEC, ano XIX, pp. 29-42, setembro/2009. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/172224AnosiniciaisEF.pdf
SILVA, Sílvio Ribeiro da. Gênero Textual e Tipologia Textual. Disponível em: http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html
Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf

Um comentário:

  1. A análise ficou muito boa e a sequência também. Porém, o blog está muito "cheio do palavras" e falta apresentar mais elementos digitais: imagens, vídeos, links... Falta dialogar com outros textos, como outros materiais... Falta dinamismo e movimento em seu blog...

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